O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nas redes sociais nesta quinta-feira (4) uma foto ao lado do padre Júlio Lancellotti, alvo de uma possível Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a ser instalada na Câmara dos vereadores
de São Paulo.
Lula escreveu que o trabalho realizado pelo padre com pessoas em situação de rua é "essencial para dar algum amparo a quem mais precisa". O presidente disse, ainda, que o pároco se dedica a "seguir o exemplo de Jesus".
"Graças a Deus a gente tem figuras como o padre Júlio Lancellotti, na capital de São Paulo, que há muitos e muitos anos dedica a sua vida para tentar dar um pouco de dignidade, respeito e cidadania às pessoas em situação de rua. Que dedica sua vida a seguir o exemplo de Jesus. Seu trabalho e da Diocese de São Paulo são essenciais para dar algum amparo a quem mais precisa", escreveu Lula.
O padre é alvo de uma CPI proposta pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil), que visa investigar Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam na região da Cracolândia, na capital paulista.
A arquidiocese de São Paulo disse que recebeu a notícia da possível investigação com "perplexidade"
. "Perguntamo-nos por quais motivos se pretende promover uma CPI contra um sacerdote que trabalha com os pobres, justamente no início de um ano eleitoral? Padre Júlio não é parlamentar. Ele é o vigário episcopal da Arquidiocese de São Paulo para o 'Povo da Rua' e exerce o importante trabalho de coordenação, articulação e animação dos vários serviços pastorais voltados ao atendimento, acolhida e cuidado das pessoas em situação de rua na cidade", diz a arquidiocese.