O ex-presidente Jair Bolsonaro fez um pedido de um minuto de silêncio em homenagem aos "patriotas que estão indevidamente presos na Papuda". A declaração foi feita durante um discurso em um evento do PL Mulher, em Goiânia, no último sábado (29).
A fala de Bolsonaro faz referência às pessoas que respondem a processos no Supremo Tribunal Federal por sua participação nos atos golpistas que ocorreram em 8 de janeiro deste ano. Bolsonaristas atacaram as sedes dos Três Poderes.
O ex-presidente expressou sua preocupação com a situação desses indivíduos e afirmou: "Esses inocentes estão pagando uma pena muito cara por aquilo que alguns fizeram, e outros não fizeram."
Até o momento, o STF já julgou 20 pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro, condenando-as a penas que variam entre 14 e 17 anos de prisão.
O tribunal recebeu um total de 1.345 denúncias relacionadas a esses atos, sendo que 1.113 delas foram suspensas para que a Procuradoria-Geral da República avalie a possibilidade de propor acordos que evitem condenações e prisões.
Além disso, Jair Bolsonaro também é alvo de investigações relacionadas a sua suposta participação na organização desses eventos.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, realizada pelo Congresso Nacional, solicitou o indiciamento do ex-presidente, apontando-o como um dos mentores da tentativa de golpe.