
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode julgar nesta terça-feira (17) duas ações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) . Eles são acusados de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2022.
As ações só devem ser julgadas hoje se os ministros do TSE encerrarem o julgamentos de três processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que também envolve as eleições do ano passado . O presidente da Corte Eleitoral, Alexandre de Moraes, reservou também a quinta-feira (19) para os magistrados analisarem os casos de Lula e Alckmin.
As ações contra o presidente e o vice, são de autoria de Bolsonaro e da coligação “Pelo Bem do Brasil”, formada pelos partidos Republicanos, PP e PL. Eles alegam que o Google beneficiava conteúdos patrocinados favoráveis a Lula quando era pesquisado palavras-chave como “Lula condenação”, “Lula Triplex” e “Lula corrupção PT”.
A coligação afirma ainda que eles promoveram “notícias fraudulentas” parar “omitir informações do eleitorado” e afirma que Lula pediu votos e atingiu os eleitores massivamente com suposto apoio da mídia.