O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última segunda-feira (22) sua intenção de se entregar às autoridades da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, para responder acusações de conspiração ilegal relacionadas à tentativa de reverter sua derrota eleitoral em 2020 no Estado da Geórgia.
O anúncio foi feito por meio da plataforma Truth Social, criada por Trump em 2022 como uma alternativa às redes sociais tradicionais. No comunicado, o empresário declarou sua decisão de se apresentar às autoridades de Atlanta na próxima quinta (24).
As acusações que recaem sobre Trump alegam que ele teria conspirado ilegalmente para tentar reverter o resultado eleitoral de 2020 no Estado da Geórgia, onde enfrentou uma derrota para o atual presidente Joe Biden.
A decisão do ex-presidente de se entregar às autoridades tem como objetivo agitar sua militância, passando o recado de que Trump tem a intenção de “esclarecer as denúncias” que pesam contra ele.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre como será o processo de entrega de Trump às autoridades e os procedimentos legais que se seguirão.
O caso
A investigação que levou às acusações teve início em fevereiro de 2021, após a divulgação de uma conversa telefônica entre Trump e Brad Raffensperger, o secretário de estado da Geórgia, encarregado do processo eleitoral. Na conversa, o ex-presidente teria pedido a Raffensperger que "arranjasse" 12.000 votos adicionais para que ele pudesse ganhar a eleição no estado.
As acusações afirmam que Trump e os outros réus conspiraram conscientemente para alterar ilegalmente o resultado eleitoral em favor do antigo líder dos EUA, por meio de práticas que comprometeriam a integridade do processo eleitoral.
A suposta manipulação teria ocorrido em um contexto em que a Geórgia, historicamente um bastião republicano, optou por um presidente democrata pela última vez em 1992. Biden venceu na região em 2020 por uma margem inferior a 12.000 votos, recebendo 16 votos no Colégio Eleitoral.
Os réus, incluindo Trump, têm até a sexta (25), para se apresentarem às autoridades em Atlanta.