Rússia ataca universidade e deixa ao menos 7 mortos na Ucrânia

Um teatro e uma praça também foram atingidos pelo armamento; cerca de 90 pessoas ficaram feridas

Prédio destruído após ataque russo em Chernihiv, norte da Ucrânia
Foto: Reprodução/redes sociais
Prédio destruído após ataque russo em Chernihiv, norte da Ucrânia

Um míssil russo atingiu uma universidade e um teatro na cidade de Chernihiv, norte da Ucrânia, na manhã deste sábado (19). Segundo as autoridades, ao menos sete pessoas morreram e outras 90 ficaram feridas.

A informação foi confirmada pelo ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Ihor Klymenko. De acordo com Klymenko, não há militares entre as vítimas.

“O míssil atingiu o Palácio da Cultura no centro da cidade. Também havia pessoas nos cafés próximos. Edifícios na parte antiga da cidade foram destruídos”, afirmou.

“São civis que estavam na praça central de Chernihiv ou voltando da igreja”, concluiu.

As autoridades confirmaram a morte de uma criança de seis anos no ataque russo. Outras 12 estão sendo atendidas em unidades de saúde, sendo uma em estado grave.

“A mãe dela está em estado grave. Os policiais prestaram os primeiros socorros à menina. Infelizmente, os médicos não conseguiram salvá-la ao chegar ao hospital devido a uma grande perda de sangue”, ressaltou Klymenko.

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Rússia ‘transformou um sábado comum em um dia de dor e perda’. Ele ainda voltou a pedir ajuda militar de países para combater o exército russo.

“Hoje, um míssil russo atingiu o coração de Chernihiv. Uma praça, uma universidade e um teatro. A Rússia transformou um sábado comum em um dia de dor e perda.”, disse.

“Exorto o mundo a enfrentar o terror russo. Fornecer à Ucrânia ferramentas adicionais para proteger a vida. Para que a vida vença, a Rússia deve perder esta guerra”, apelou Zelensky.