O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta quarta-feira (12) a Xangai, na China. O avião que transportava o chefe do Executivo e sua comitiva pousou no aeroporto da cidade por volta das 22h30 [ horário local ].
No desembarque, Lula e as autoridades, que inclui o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foram recebidos pela ex-presidente Dilma Rousseff.
Na China, Lula participará da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como presidente do banco do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Além disso, ele se reunirá com o presidente Xi Jinping, lideranças políticas e empresários. Durante seu retorno, ele fará uma parada nos Emirados Árabes Unidos.
O mandatário está acompanhado por uma comitiva composta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelos ministros:
- Fernando Haddad (Fazenda)
- Marina Silva (Meio Ambiente)
- Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária)
- Luciana Santos (Ciência e Tecnologia)
- Mauro Vieira (Relações Exteriores)
- Alexandre Silveira (Minas e Energia)
- Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário)
- Wellington Dias (Desenvolvimento Social)
- Margareth Menezes (Cultura)
Deputados também irão embarcar com o presidente. Ao todo, serão 40 autoridades.
Veja o cronograma da viagem:
Quarta-feira (12) - Lula desembarca em Xangai
Quinta-feira (13) - O presidente participa da cerimônia de posse de Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco do Brics.
Sexta-feira (14) - Em Pequim, Lula se encontra com o presidente chinês Xi Jinping para discutir a relação comercial entre os dois países, além de assuntos como a guerra na Ucrânia e governança global.
Sábado (15) - Em uma parada rápida em Ubu Dhabi, Lula deve se reunir com lideranças locais na capital do país árabe.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.