Dilma faz o L ao lado do presidente Lula
Ricardo Stuckert/Divulgação
Dilma faz o L ao lado do presidente Lula

Durante o evento que comemorava os 43 anos do Partido dos Trbalhadores na noite desta segunda-feira (14), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT)  ironizou a ida do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos . Sem citar o político, a petista apontou que o atual presidente do Brasil , Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “não fugiu” quando se tornou alvo da operação Lava Jato há alguns anos. 

"Saúdo, obviamente, o nosso grande líder [Lula]. Aquele líder que caminhou de cabeça erguida. Não fugiu, não correu, não se esquivou, não saiu do Brasil. Ficou aqui e enfrentou os 580 dias de prisão", disse Dilma durante o evento.

Bolsonaro está nos EUA desde o final de dezembro de 2022. O ex-mandatário ainda não deu previsão de quando retornará ao Brasil. Ao deixar de ser presidente da República, ele perdeu o foro privilegiado e deve ser julgado pela justiça comum.

“Muitas pessoas” aconselharam Lula a deixar o Brasil na época da Lava Jato, disse Dilma. "Por que voltamos 6 anos depois? Porque teve uma liderança que não fugiu da raia. Encarou e enfrentou", declarou.

“A gente sabe que, para que você consiga enfrentar, para que você consiga transformar e para que você consiga realizar tudo aquilo que você acredita –principalmente em um país tão desigual como o nosso, um país tão vilipendiado na sua soberania, um país que teve e tem ainda a sua democracia ameaçada–, é preciso ter uma liderança com a qualidade do presidente Lula”, disse a ex-presidente. 

O atual chefe do Executivo deixou a prisão após o Supremo Tribunal Federal confirmar que processos decorrentes de investigações da Lava Jato teriam de ser julgados novamente. Com isso, as condenações foram anuladas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!