O presidente Luiz Inácio Lula
da Silva (PT) pediu nesta segunda-feira (13) que os brasileiros cobrem as autoridades para que sejam realizadas políticas públicas positivas para a população
. O posicionamento do chefe do Executivo federal aconteceu na cerimônia de assinatura dos decretos de recriação do Programa Pró-catador e de revisão do Programa Recicla+.
“Vocês não podem se contentar com as poucas coisas que a gente oferece. É preciso que vocês se organizem mais”, falou o petista. O evento foi promovido pelo Governo Federal no Palácio do Planalto.
A cerimônia contou com a participação da ex-presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Jader Filho (Cidades) e Márcio Macêdo (Secretaria-geral da Presidência).
Lula assinou os decretos do Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular (Pró-Catador); do certificado de crédito de reciclagem; do certificado de estruturação e reciclagem de embalagens em geral; e do crédito de massa futura.
“Por mais que a gente faça decreto e lei, certamente não vai atender tudo que vocês querem. Daqui a uma, duas semanas, vocês vão descobrir que o decreto é pouco, vocês querem mais. E vocês cobrando, o governo vai se dar conta de que precisa fazer”, acrescentou o presidente durante o seu discurso.
"Esse é o primeiro passo de uma caminhada muito longo que temos de fazer para que vocês sejam transformados em cidadãos e cidadãs plenos", completou.
Ao longo da sua campanha, Lula falou inúmeras vezes da sua relação com os catadores. Ele relatou que participou diversas vezes do Natal promovido pela categoria e que sempre convidou os profissionais para visitarem o Palácio do Planalto para conversar.
Marina Silva parabenizou Lula
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), parabenizou os decretos assinados por Lula. “São uma forma de cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo em que cuida das pessoas", comentou.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.