Janja da Silva
, primeira-dama do Brasil, recebeu a Medalha Tiradentes
, uma das maiores honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A cerimônia foi feita nesta semana e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula
da Silva (PT).
O deputado estadual Giovani Ratinho (SDD-RJ) foi quem sugeriu a homenagem. A alegação é que Janja realizou um trabalho importante como socióloga. “Janja tem uma história de luta e militância pelo nosso país. Agora como primeira-dama tem um papel fundamental ao lado do presidente Lula na reconstrução do nosso Brasil. O estado do Rio precisava dar esse reconhecimento”, disse o parlamentar.
A primeira-dama recebeu a honraria durante a inauguração do Complexo de Saúde Pública da América Latina.
Lula e Janja se mudaram para o Palácio da Alvorada
Depois da passagem pelo Rio, ele voltou para Brasília e se mudou para o Palácio da Alvorada, onde também vão morar Resistência e Paris, duas cachorras do casal. Desde que foi eleito, Lula estava morando em um hotel localizado na região central da capital federal.
A primeira visita do chefe do Executivo Federal e da primeira-dama à residência oficial foi no dia 3 de janeiro. Na ocasião, a avaliação feita era de qua o local precisaria passar por reformas para consertar janelas quebradas, sofás ragados e também infiltrações.
No dia 12 de janeiro, o presidente da República chegou a se queixar de que não havia sofá na parte de cima do Palácio.
“Acontece que, quando você entra no palácio, está tudo desarrumado. A sala que tinha sofá, já não tem mais. O quarto, que tinha cama, já não tinha mais cama. Eu não sei o é que fizeram, não sei por que fizeram. Não sei se eram coisas particulares do casal, mas levaram tudo. Então, a gente está fazendo uma reparação, porque aquilo é patrimônio público, tem de ser cuidado", pontuou.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.