Tarcísio recua e cancela nomeação de concunhado para cargo em SP

Nomeação de Mauricio Pozzobon Martins como assessor especial havia sido anunciada ontem, mas foi cancelada nesta quinta (12)

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - 06/12/2022
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

Nesta quinta-feira (12), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) , recuou e cancelou a nomeação de seu concunhado para o cargo de "Assessor Especial II" na administração paulista. A medida foi publicada na edição do  Diário Oficial da União (DOU) de hoje.

A nomeação havia sido feita em publicação dessa quarta (11) e foi anulada na edição de hoje. O posto ao qual Mauricio Pozzobon Martins havia sido indicado tem salário líquido que chega a R$ 21,5 mil.

"Tornando sem efeito, o decreto publicado no D.O. de 11-1-2023, na parte que nomeou Mauricio Pozzobon Martins, RG 4.165.977 SSP/DF, no cargo de Assessor Especial do Governador II, da EV-C a que se refere a LC 1.080-2008, alterada pela LC 1.306-2017, do SQC-I-QCC", diz o documento.

Martins é militar da Reserva e é casado com a irmã da esposa do governador . Ele foi fundamental na campanha de Tarcísio durante as eleições de 2022 , já que a casa que o governador usou para justificar domicílio eleitoral em São Paulo é dele. O endereço fica no município de São José dos Campos, no interior do estado.

Antes de ser indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para concorrer ao governo paulista , de quem é aliado, Tarcísio, nascido no Rio de Janeiro , morava em Brasília.

Mauricio Martins já tinha experiência de trabalho dentro do governo, já que, entre 2019 e 2022, foi assessor da presidência da Infraero, vinculada ao Ministério da Infraestrutura — quando Tarcísio era o chefe da pasta.

Na publicação de ontem que nomeava Martins, também era anunciada a nomeação de Diego Torres Dourado, irmão de Michelle Bolsonaro , como assessor especial . Esta indicação, no entanto, foi mantida.

Dourado já foi assistente parlamentar no Senado e, durante as campanhas eleitorais, ajudou Tarcísio a se aproximar da militância bolsonarista.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.