A pesquisa do Datafolha questionou , se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria responsabilidad e nos atos violentos, em Brasília, no domingo, 8 de dezembro.
O nível de responsabilização do líder da extrema-direita no Brasil nos ataques à democracia nas depredações às sedes dos Três Poderes também foi questionado.
Das 1.214 pessoas entrevistadas em todo país por telefone (ligações feitas para aparelhos celulares) - 55% concordam que Jair Bolsonaro tem responsabiliade nos atos .
Em detalhes, a pesquisa resultou:
- 38% acreditam que Bolsonaro teve muita responsabilidade
- 17% acreditam que teve um pouca responsabilidade
- 39% acreditam que não teve responsabilidade alguma
- 6% não souberam responder
As entrevista ocorreram entre terça (10) e quarta-feira (11), com 1.214 entrevistados pelo país e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Entenda o caso:
Durante as manifestações, um grupo mais extremista invadiu as sedes dos Três Poderes, quebrando vidraças, móveis, obras de arte e objetos históricos. Alguns gabinetes de autoridades também foram destruídos, documentos foram rasgados e até mesmo armas foram roubadas.
- Mais de 1 mil pessoas foram presas
- O governador do DF, Ibaneis Rocha, foi afastado por 90 dias
- Anderson Torres, ex-secretário de Segurança de Bolsonaro, teve prisão decretada pelo STF
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.