Lula e Alckmin
Ricardo Stuckert - 19.10.2022
Lula e Alckmin

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição do governo Lula , disse nesta quinta-feira (10) que a futura gestão petista terá responsabilidade fiscal mesmo fazendo a ampliação de gastos com questões sociais . O posicionamento ocorreu após o presidente eleito ter discursado para deputados e senadores aliados e o mercado financeiro ter reagido mal.

“Se alguém teve responsabilidade fiscal, foi Lula. Isso não é incompatível com a questão social. O que precisa é a economia crescer. E é importante ter investimento público e privado, recuperar planejamento no Brasil e [ter] bons projetos”, comentou o ex-governador de São Paulo.

Segundo Alckmin, as oscilações negativas do mercado financeiro nesta manhã ocorreram por questões externas e não por conta da declaração de Lula. O presidente eleito declarou que há uma incompatibilidade entre assistência social e a responsabilidade fiscal.

“Por que as mesmas pessoas que discutem com seriedade o teto de gasto não discutem a questão social do país? Por que o povo pobre não está na planilha da discussão da macroeconomia?”, relatou.

O vice-presidente relembrou que os dois primeiros mandatos de Lula (2002 e 2006) foram positivos economicamente. Alckmin destacou que o petista assumiu o poder quando o Brasil estava com uma dívida de 60% do PIB (Produto Interno Bruto) e, quando entregou o cargo em 2010, o país tinha uma dívida de 40%.

A preocupação do mercado é com a PEC da Transição. A proposta tem como intenção retirar do teto de gastos os recursos necessários para manter o Auxílio Brasil em R$ 600. O Orçamento de 2023 deixou recursos para que o benefício ficasse em apenas R$ 405.

“Acho que não há ninguém que seja contra enfrentar a questão da fome e da pobreza gigantesca que temos hoje no Brasil”, falou Alckmin. A proposta deve ser apresentada ainda hoje.

Transição

Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, anunciou nesta quinta-feira (10)   36 novos nomes que vão compor grupos técnicos da equipe de transição do governo de Lula.

Entre novos membros, destaque para Guido Mantega , ex-ministro da Fazenda e que atuará no setor de Planejamento, orçamento e gestão, e Anielle Franco, irmã de Marielle Franco que fará parte da área de Mulheres. 

Confira, a seguir, as novas áreas e ministros da equipe de transição:

Planejamento, orçamento e gestão
- Guido Mantega,;
- Enio Verri;
- Esther Duek;
- Antonio Correia Lacerda.

Mulheres
- Anielle Franco
- Roseli Faria;
- Roberta Eugênio;
- Maria Helena Guarezi;
- Eleonora Menicucci;
- Aparecida Gonçalves.

Igualdade racial

- Nilma Mino Gomes;
- Givania Maria Silva;
- Douglas Belchior;
- Thiago Tobias;
- Ieda Leal;
- Martvs das Chagas;
- Preta Ferreira.

Comunicação
- Paulo Bernardo;
- Jorge Bittar;
- Cezar Alvarez;
- Alessandra Orofino.

Direitos Humanos
- Maria do Rosário;
- Maria Vitória Benevides;
- Silvio Almeida;
- Luis Alberto Melchetti;
- Janaína Barbosa de Oliveira;
- Rubens Linhares Mendonça Lopes.

Indústria, comércio, Serviços e pequenas empresas
- Germano Rigotto;
- Jackson Schneider;
- Rafael Luchesi;
- Marcelo Ramos;
- André Ceciliano,;
- Paulo Okamoto;
- Tatiana Conceicao Valente;
- Paulo Feldman.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!