Deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) deve entregar assinaturas à mesa diretora da Câmara ainda nesta sexta-feira
Câmara dos Deputados
Deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) deve entregar assinaturas à mesa diretora da Câmara ainda nesta sexta-feira

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (21) que conseguiu coletar o número de assinaturas necessárias para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar institutos de pesquisas eleitorais. Segundo o parlamentar, 177 assinaturas foram coletadas até a tarde de hoje.

Jordy protocolou o pedido junto aos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Capitão Derrite (PL-SP) e Paulo Eduardo Martins (PL-PR). Os parlamentares querem investigar o “uso político” das pesquisas para influenciar a escolha dos eleitores.

Bolsonaristas se reuniram para protocolar a proposta após divergências entre as pesquisas de intenção de voto e o resultado do primeiro turno. Nos levantamentos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) poderia ser derrotado ainda no primeiro turno pelo ex-presidente Lula (PT) ou ficaria até 10 pontos percentuais atrás do petista. No dia do pleito, Bolsonaro teve 43% dos votos, enquanto Lula obteve 48%.

“O que chama a atenção é que as pesquisas, em sua esmagadora maioria, tendem a influenciar o voto em favor de determinados candidatos, partidos ou espectro político, pois que os resultados eleitorais mostram que a ‘margem de (suposto) erro’ sempre favorece ao mesmo grupo, como será demonstrado. E isso pode denotar que o solicitante compra da empresa de pesquisa um resultado”, aponta o documento.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Segundo o texto enviado à Câmara dos Deputados, pesquisas feitas pelos institutos entre 2014 e 2022 serão analisadas pela comissão. A comissão deve estudar os levantamentos feitos para os cargos de prefeito, governador, senador e presidente da República.

Pedidos de investigação

Nos bastidores, a ala ligada ao presidente Jair Bolsonaro cobrou uma investigação do Ministério da Justiça contra os institutos de pesquisa. A Polícia Federal (PF) atendeu à solicitação e abriu um inquérito.

Além da PF, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu um processo para apurar as inconsistências nas pesquisas Datafolha, Ipec e Ipespe. O Cade suspeita de formação de cartel entre as empresas.

Ambas as investigações, por sua vez, foram barradas por determinação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!