Tarcísio deixando Paraisópolis
Reprodução TV Globo 17/10/22
Tarcísio deixando Paraisópolis

Na manhã desta segunda-feira (17), o candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) , teve a visita em Paraisópolis , na Zona Sul da capital paulista, interrompida após um tiroteio na comunidade . Segundo os policiais militares da região, os tiros não tinham o candidato como alvo.

De acordo com a Segurança Pública de São Paulo ( SSP ), a equipe de segurança do candidato havia solicitado apoio à Polícia Militar para a realização do evento. 

Na comunidade, como medida de segurança, os policiais pediram a dois ocupantes de uma motocicleta que mostrassem se estavam armados. O pedido foi atendido, mas com "certa insatisfação", segundo a SSP.

A dupla foi liberada e, depois de um tempo, voltaram armados "acompanhados de um grupo em que se via pelos menos duas armas longas", diz o boletim de ocorrência.

Logo, o tiroteio se iniciou entre os criminosos e os policiais. Um dos disparos atingiu Felipe Silva de Lima, de 28 anos. Ele foi socorrido por policiais militares e levado ao Hospital Campo Limpo, mas não resistiu.

O outro suspeito, o garupa da moto, chamado no boletim de "R.A.A", é procurado pela Justiça.

De acordo com o setor de inteligência da corporação atuantes em Paraisópolis, a hipótese mais provável de motivação do tiroteio é de que houve um aumento de policiais no local nesta manhã e os criminosos perceberam a presença de mais agentes na comunidade, começando uma troca de tiros.

No início desta tarde, o secretário de Segurança Pública paulista, o general João Camilo Pires de Campos, afirmou, durante coletiva, que  é prematuro dizer que o tiroteio se tratou de um atentado contra o candidato.

"É prematuro dizer isso [se tratar de um atentado] com os dados que temos", disse Campos a jornalistas.

Segundo com ele, o episódio ainda vai passar por uma investigação e as câmeras instaladas nos uniformes dos policiais serão usadas no processo. 

De acordo com os dados do general da SSP, a motivação teria ocorrido "na dinâmica de um ruído com (o fato de) a polícia estar presente (para fazer a segurança de Tarcísio)".

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Miguel Vieira, afirmou que o tiroteio foi iniciado por criminosos que estariam incomodados com o policiamento no local. 

"Os efeitos colaterais (troca de tiros) foram provocados pelos marginais que investiram contra a polícia. Eram motos, com oito indivíduos, dois deles portando com armas longas, que tiveram resposta da polícia", afirmou Vieira.

Segundo o coronel, não houve disparos contra o prédio em que o candidato e sua esquipe se protegeram, mas sim contra uma van escolar próxima ao imóvel.

Tarcísio e membros de imprensa que acompanhavam a agenda de campanha chegaram a ficar abaixados em uma sala de um prédio para se proteger.

Tarcísio de Freitas deixou o local acompanhado de seguranças e escoltado por uma van blindada.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!