O senador Randolfe Rodrigues afirmou, nesta quinta-feira (6), que não se opõe à criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as pesquisas eleitorais deste ano.
Os deputados Eduardo Bolsonaro e Carlos Jordy, ambos do PL, já iniciaram a coleta para abertura do processo. Até está quinta-feira, 33 deputados já assinaram o documento.
São necessárias 171 assinarutas para abertura da CPI , número que corresponde a 1/3 do total de deputados.
O líder da oposição no Senado , no entanto, diz que espera que seja aberta na semana que vem uma CPI para investigar os possíveis esquemas de corrupção no MEC (Ministério da Educação).
"Não nos opomos a nenhuma CPI. Mas se querem investigar as pesquisas eleitorais, então que também investiguem a ROUBALHEIRA na Educação. Aproveitando o ensejo da base governista, esperamos também que seja instalada na semana que vem a CPI do MEC . Instala uma, instala a outra!", escreveu o senador.
Não nos opomos a nenhuma CPI. Mas se querem investigar as pesquisas eleitorais, então que também investiguem a ROUBALHEIRA na Educação. Aproveitando o ensejo da base governista, esperamos também que seja instalada na semana que vem a CPI do MEC. Instala uma, instala a outra! 🤷🏻♂️
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) October 6, 2022
Randolfe afirma também que se diz surpreso pelo "esforço do governo para investigar as pesquisas eleitorais ". Ele destaca que foram feitas movimentações para adiar a instalação da CPI do MEC.
"Curioso o esforço do governo em investigar as pesquisas eleitorais. Para esclarecer a roubalheira na Educação, eles não se esforçaram assim. Fizeram o possível para adiar a instalação da CPI do MEC que tem denúncias até de PROPINA em ouro. Investigar a corrupção eles não querem!", publicou na sua conta oficial do Twitter.
Curioso o esforço do governo em investigar as pesquisas eleitorais. Para esclarecer a roubalheira na Educação, eles não se esforçaram assim. Fizeram o possível para adiar a instalação da CPI do MEC que tem denúncias até de PROPINA em ouro. Investigar a corrupção eles não querem!
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) October 6, 2022
Abertura de CPI na Alerj
Foi protocolado, nesta quinta (6), pelo deputado estadual Anderson Moraes (PL) um pedido de instalação da CPI na Alerj para investigar a atuação e metodologia dos institutos de pesquisa eleitoral . O político contou com o apoio de parlamentares de 11 partidos diferentes e reuniu 24 assinaturas.
De acordo com o deputado, foi gritante a diferença entre as intenções de voto para presidente, e principalmente para governador no Rio de Janeiro.
"Os números dos institutos pareceram mais torcidas do que pesquisas de fato. É preciso rever as metodologias e os interesses que podem estar por trás da divulgação de levantamentos tão discrepantes, que visam manipular e induzir votos. E o que vimos foi uma tentativa de favorecimento dos candidatos da esquerda", declarou.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.