O governador reeleito do Paraná é filho do apresentador Ratinho, do SBT
Reprodução/Instagram 28.09.2022
O governador reeleito do Paraná é filho do apresentador Ratinho, do SBT

O atual governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), conquistou a maioria dos votos e está eleito em primeiro turno para um segundo mandato, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste domingo (2), foram apuradas 100% das urnas e ele conquistou 69,64% dos votos válidos.

O segundo lugar ficou com o candadidato Roberto Requião (PT), que teve 26,23% dos votos e tentava voltar ao Palácio Iguaçu, depois de já ter sido governador do estado entre 1991-1994, 2003-2006 e 2007-2010, o primeiro a conquistar três mandatos por eleição direta. Na briga pelo cargo também estavam Gomyde (PDT), que teve 2,08%; Joni Correia (DC), com 0,83%; Professora Angela (PSOL), que teve 0,71%; Professor Ivan (PSTU), com 0,07%; e Vivi Motta (PCB), que teve 0,22%.

Já a única vaga ao Senado, teve uma disputa acirrada entre os candidatos Sergio Moro (União Brasil) e Paulo Martins (PL), mas o ex-juiz ficou à frente do pleito com 33,50% dos votos, enquanto que seu principal oponente tem com 29,12%.

Um número grande de abstenções era esperado para as eleições deste ano, mas não foi o que foi visto no Paraná. Ao todo, foram 108.891 de votos em branco, o equivalente a 1,59%, e 152.871 votos anulados, 2,24% do total.

Biografia e vida política

Carlos Roberto Massa Júnior é filho do apresentador do SBT Ratinho, que por este motivo adotou o apelido do pai, tem 41 anos, nasceu em Jandaia do Sul, no interior do Paraná, e é empresário e comunicador. O atual governante do Paraná é casado com a empresária Luciana Saito Azevedo e tem três filhos: Alana Saito Massa, Yasmim Saito Massa e Carlos Roberto Massa Neto. 

Em 2004, formou-se em Marketing e Propaganda pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER) e trabalhou em diversas emissoras de rádio e TV do Paraná apresentando, inclusive, o programa "Microfone Aberto" na Rádio Massa FM, pertencente ao conglomerado empresarial Grupo Massa, pertencente ao pai.

Ratinho Júnior iniciou a trajetória política aos 21 anos, foi eleito deputado estadual em 2002, o mais votado no estado naquele ano. Depois conseguiu uma vaga como deputado federal em 2006, em 2010, perdeu as eleições para prefeito em 2012, voltou em 2014 como deputado estadual e se elegeu governador em 2018. Neste período, passou por partidos como PSB (2001–2003), PPS (2003–2007) e PSC (2007–2016), até chegar ao atual partido, o PSD.

Planos

Em suas promessas, disponíveis em um documento de 114 páginas no site oficial do governador e que também dão ênfase aos projetos na concluídos na primeira gestão, o novo mandato teria foco na eficiência da máquina pública, desburocratização, criação de um ambiente favorável aos negócios e melhoria dos indicadores econômicos e sociais.

Ratinho garante que vai prosseguir com as obras de infraestrutura, que prometem melhorar o resultado da produção agrícola do estado, e as intervenções urbanas, com destaque para melhorar a mobilidade nas grandes conurbações do estado e que devem aumentar nos próximos anos.

Ele também mantém foco na agricultura, como a ampliação do programa Paraná Energia Rural Renovável para garantir a segurança energética no meio rural e dar um destino mais aceitável aos resíduos gerados pelo setor. Além disso, ele diz que vai duplicar trechos de rodovias no interior e construir novos terminais de ônibus em cidades dentro do estado.

Na área da educação, Ratinho quer implementar estruturas com atividades de contraturno com esportes, artes e música para crianças e adolescentes, e criar o programa Educação + Cultura para dar aos estudantes maior acesso às atividades e culturais. Ele também deve manter o programa Leite das Crianças.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!