Moraes faz gesto de
Reprodução/TSE - 29.09.2022
Moraes faz gesto de "faca no pescoço" durante sessão da Corte que julgava proibição de 'lives' do presidente nas residências oficiais

Nesta quarta-feira (28), um grupo de advogados protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de afastamento do ministro Alexandre de Moraes . O documento alega que o ato de "degola" feito pelo juiz do TSE , durante votação de um caso sobre Bolsonaro , põe em risco o processo eleitoral e mostra uma conduta "lesiva à imparcialidade".

"O sinal caracteriza uma manifestação pessoal do julgador, o que é vedado por lei e pela Constituição Federal ", observaram. "Não há dúvidas de sua conduta lesiva à imparcialidade do juiz, pondo em risco todo o processo eleitoral, tendo em vista a proximidade do pleito e seu posicionamento durante a sessão e histórico de perseguições a Bolsonaro."

De acordo com o processo,  o gesto de "faca no pescoço" referiu-se ao voto de minerva de Moraes . Na sessão, a Corte Eleitoral formou maioria pela proibição de lives do presidente nas residências oficiais.

"Nesse sentido, esta ação requer o afastamento cautelar de Moraes, devido à proximidade do pleito para o próximo dia 2/10, com apuração de suas condutas e ulteriores providências no âmbito administrativo, bem como, sendo o caso, apuração pela Procuradoria-Geral Eleitoral, em tese, de violações aos princípios da impessoalidade e moralidades", argumentaram.

O que diz o ministro

Após o episódio viralizar e causar alvoroço entre os bolsonaristas nas redes sociais, Alexandre de Moraes afirmou que o gesto de "degola" foi uma "brincadeira" com o assessor e que nada tinha haver com o julgamento na Corte.

"Foi uma brincadeira com um assessor meu que estava na plateia e demorou para me passar uma informação. Ela [ministra Maria Cláudia] nem tinha começado a votar", disse o ministro.

Repercussão

Na semana em que ocorrem as eleições presidenciais, o gesto de Moraes colocou em dúvida a imparcialidade do ministro. Além da repercussão negativa entre eleitores bolsonaristas, políticos de direita como Carla Zambelli (PL), que divulgou o vídeo do gesto em seu perfil no Twitter, também comentaram a ação.

"Na semana das eleições isso muito nos preocupa!", afirmou Zambelli. 

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) postou o vídeo com a pergunta: "O que será que o Ministro Alexandre de Moraes quis dizer com esse gesto?"

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) compartilhou uma publicação classificando o episódio como uma "situação extremamente preocupante".

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!