O governador de São Paulo Rodrigo Garcia
(PSDB) se tornou favorito para ser reeleito. Em um eventual segundo turno contra F ernando Haddad
(PT), o tucano cresceu 10 pontos e abriu nove pontos de distância em relação ao petista. Contra Tarcísio de Freitas
(Republicanos), o chefe do executivo paulista também está em primeiro lugar.
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (26), Garcia tem 45% das intenções de votos contra 36% de Haddad em um possível segundo turno na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. Pretendem votar branco, nulo ou não ir para a sessão eleitoral 11% dos entrevistados. Indecisos representam 8%.
Em segundo cenário, Garcia enfrenta Tarcísio. O tucano possui 40% das intenções de votos ante 31% do ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro. Branco, nulo ou não vão votar significam 15% e os indecisos são 14%.
Em um eventual segundo turno entre Haddad e Tarcísio, o ex-ministro da Educação atingiu 42% da preferência dos entrevistados contra 39% do aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Branco, nulo ou não vão votar representam 11% e indecisos são 8%.
Foram entrevistadas duas mil pessoas pessoalmente entre os dias 22 e 25 de setembro. O levantamento tem 95% de confiança. O relatório foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os números SP-03475/2022.
Primeiro turno
De acordo com os números do levantamento do instituto, o petista saiu de 33% para 31% das intenções de votos O ex-ministro da Infraestrutura tinha 20% no relatório anterior e subiu para 21%. O aliado do ex-governador João Doria possuía 15% e saltou para 20%.
A nova pesquisa coloca Tarcísio e Rodrigo empatados tecnicamente , já que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento segue a mesma tendência de outras empresas.
Carol Vigliar (UP), Antonio Jorge (DC), Gabriel Colombo (PCB), Vinicius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT) são citados pelos entrevistados e atingiram 1% cada um. Edson Dorta (PCO) e Altino Junior (PSTU) não pontuaram.
Há também 12% de eleitores que garantem que pretendem votar em branco, anular ou não comparecer na sala de votação no dia 2 de outubro. Estão indecisos 11% dos eleitores paulistas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.