As eleições para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais acontecem no dia 2 de outubro em todo o Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), em 2022 os 26 estados e o Distrito Federal elegem apenas um senador por unidade federativa. O Senado Federal é composto por 81 parlamentares.
No ano de 2026, cada unidade federativa irá eleger dois senadores , isso porque o tempo de mandato do senador difere de outros cargos políticos. O deputado estadual e federal, por exemplo, são eleitos por quatro anos, já o senador é eleito por oito anos.
Segundo a Agência Senado, 241 candidatos concorrem a 27 cadeiras. É a eleição mais disputada em 30 anos, de acordo com dados do TSE.
Função do senador
Os eleitos ao Senado Federal representam o eleitorado no Congresso Nacional e buscam defender as pautas prioritárias de seus estados. Além disso, eles atuam como legisladores, ou seja, podem propor leis, fiscalizar atos do Poder Executivo e sugerir investimentos públicos no orçamento.
Outra função do senador é compor as comissões do senado, que podem ser temporárias ou permanentes e discutem problemas específicos, como economia, agricultura, segurança, saúde, entre outros.
É da responsabilidade dos senadores aprovar a indicação de nomes feita pelo Poder Executivo para ocupar cargos como o de diretor do Banco Central, indicações ao Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República ou de diplomatas brasileiros que representam o Brasil no Exterior. Para isso, é realizada uma sabatina na omissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.