Ex-governador do Ceará Ciro Gomes durante debate na Band
Reprodução/Band - 29.08.2022
Ex-governador do Ceará Ciro Gomes durante debate na Band

Em nova crítica à campanha do PT pelo voto útil no primeiro turno, o presidenciável do PDT , Ciro Gomes, comparou a estratégia como uma "guerra de extermínio" pelo adversário. O pedetista afirmou que tentar mudar o voto do eleitor antes do primeiro turno da eleição é "puro fascismo" e restringe a liberdade do povo.

Ciro tem sido alvo de ofensivas do PT em favor do ex-presidente Lula . Ele porém, já defendeu o voto útil em 2018, quando a situação era mais favorável a ele. Na época, a campanha pelo voto útil tentava migrar os eleitores de Fernando Haddad , então candidato do PT ao Planalto, para Ciro, pois pesquisas apontavam que ele tinha mais chances de enfrentar Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

"Veja, brasileiro médio, nós temos sistema de dois turnos pra quê? É pra que no primeiro turno cada grupo de interesse, de ideologia e de valores se represente. Se ele for majoritário, ele vai pro segundo turno. Se ele não for, ele vai cumprir um papel essencial do tamanho que ele tem de cobrar as promessas, de chamar as contradições e vigiar aquilo que aconteceu. O nome disso é democracia. Quando você tenta tirar a liberdade do povo, isso é puro fascismo. Isso aqui é uma guerra de extermínio", disse Ciro.

A declaração de Ciro foi dada após um encontro do presidenciável com embaixadores da União Europeia, em Brasília. Antes da reunião, o pedetista também comentou sobre o voto útil. Ele afirmou que o voto deveria ser "útil contra a corrupção" e, por isso, não votaria em Lula nem Bolsonaro.

"Sou a favor do voto útil. Temos que fazer do nosso voto já coisa útil contra a corrupção. Votar em candidato corrupto é uma coisa inútil. Mais do que isso, compromete o futuro da nação brasileira. É isso que PT e Bolsonaro não querem. Eles gostariam muito que as pessoas entendessem que voto útil é esquecer a corrupção", disse.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!