Líderes do Centrão se preocupam com discurso de Lula

Políticos que apoiam Bolsonaro temem perder espaço com eventual governo petista

Lula discursando em comício no Rio Grande do Sul na última sexta-feira (16).
Foto: Reprodução/Youtube PT - Partido dos Trabalhadores 17.09.2022
Lula discursando em comício no Rio Grande do Sul na última sexta-feira (16).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (19), que “dará um jeito no Centrão ”. O discurso do petista tem preocupado lideranças dos partidos que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na avaliação deles, o líder nas pesquisas das eleições 2022 é mais habilidoso e pode conseguir isolar quem faz parte do governo atual.

Não é segredo para ninguém que o  ex-chefe do executivo federal tem conversado com aliados para criar uma espécie de “Centrão B”, formado por políticos do MDB, PSD e União Brasil. Lula também tem a intenção de trabalhar nos bastidores para que certos grupos do PP e Republicanos façam parte da sua base.

O petista quer evitar, ao máximo, sentar com Arthur Lira (PP), Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP), entre outros nomes. O objetivo é mostrar que o novo governo tem força suficiente para aprovar pautas sem os caciques que sustentaram a gestão bolsonarista ao longo dos quatro anos.

A estratégia do PT também é uma forma de dar um ponto final no Orçamento Secreto. Lula deixará claro que não aprova a medida e negociará para que a ferramenta tenha um ponto final no Congresso Nacional. Porém, o ex-presidente já tem pedido alternativas para neutralizar o poder da Câmara e do Senado caso não consiga convencê-los de encerrar com a emenda do relator.

Centrão fará desafio a Lula

Com as declarações de Lula, o Centrão passará a responder o assunto publicamente. Um dos esclarecimentos que a base quer é sobre a política econômica. Na avaliação do grupo, não há muita clareza dos planos que a sigla seguirá para melhorar a vida dos brasileiros.

O ex-presidente também não tem feito muita questão em ser claro. Ele tem sinalizado aos eleitores quais são seus objetivos, mas só irá se aprofundar depois da eleição, caso venha a vencer. Seu plano é usar o “mistério” como trunfo para negociar.

Diferentemente de Bolsonaro, lideranças do Centrão, que estão no alto escalão do governo, sabem que Lula é mais habilidoso que o atual presidente. Por isso temem que eles sejam jogados para baixo e outros nomes ocupem posições de destaques no PP, Republicanos e até mesmo no PL.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.