Nesta sexta-feira (9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos atos no 7 de Setembro .
O ministro pede que a PGR se manifeste sobre a notícia-crime apresentada contra Bolsonaro, sob acusação de que ele teria usado as comemorações do Bicentenário da Independência como uma estratégia política eleitoreira .
O requerimento foi apresentado pelo deputado Israel Batista (PSB-DF), que acusou o mandatário de ter praticado os crimes de peculato e prevaricação.
Para Batista, o chefe do Executivo teria utilizado as prerrogativas do cargo que exerce para satisfazer interesses pessoais, familiares e eleitorais durante os eventos em Brasília e no Rio de Janeiro.
O procedimento feito por Lewandowski é de praxe na Corte e está previsto nas regras do tribunal. Casos como esse são encaminhados ao Ministério Público para que o órgão analise se há indícios para pedir investigações ou fazer acusações formais na Justiça.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.