Bolsonaro participa de motociata em Salvador
Reprodução / Twitter - 02.07.2022
Bolsonaro participa de motociata em Salvador

Em meio à festa da Independência da Bahia, celebrada neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro fez um evento paralelo às comemorações oficiais, optando por um passeio de motocicleta com apoiadores. Dos quatro pré-candidatos que estão na capital baiana — Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) — , ele foi o único a não participar do tradicional cortejo por ruas da cidade, realizado sempre nesta data.

Em discurso antes do início de sua motociata, Bolsonaro criticou os governadores do Nordeste por recorrerem ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que limitou a cobrança de ICMS sobre combustíveis.

"Lamento que os nove governadores do Nordeste tenham entrado na Justiça contra a redução de impostos da gasolina. Isso é inadmissível", afirmou Bolsonaro, do alto de um trio elétrico, em referência à lei que limita a cobrança de ICMS por estados e o Distrito Federal.

O aceno ao eleitorado baiano — o quarto maior do país, com 11 milhões de eleitores — ocorre no dia 2 de julho, um feriado estadual . A data é conhecida como Independência da Bahia porque foi quando os portugueses foram expulsos do estado, dez meses após a independência formal do Brasil.

Os quatro presidenciáveis cumprem agenda em um raio de poucos quilômetros , mas apenas Ciro e Tebet se encontraram. Os dois participaram do tradicional cortejo cívico, que ocorre todos os anos, saindo do Largo da Lapinha.


A cerca de oito quilômetros, no Farol da Barra, apoiadores de Bolsonaro começaram a se concentrar por volta das 8h para uma motociata, que conta com a presença do presidente e do seu pré-candidato ao governo, o ex-ministro e deputado federal João Roma (PL).

Lula, que mais cedo participou também do cortejo no Largo da Lapinha, participa de um ato na Arena Fonte Nova, a seis quilômetros de distância do Farol da Barra. Está prevista a participação do governador Rui Costa, do senador Jaques Wagner, ambos do PT, e o pré-candidato do partido ao governo estadual, o ex-secretário Jerônimo Rodrigues.

Inicialmente, a concentração da motociata de Bolsonaro estava marcada para ocorrer nos arredores da Fonte Nova, mas o local foi alterado para evitar conflito com os apoiadores de Lula.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que mil policiais participam da segurança do cortejo, mas não divulgou se haverá um esquema específico para os locais de concentração de Bolsonaro e Lula.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!