O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) disputam a eleição para governador do Rio
Reprodução/O Globo - 18.04.2022
O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) disputam a eleição para governador do Rio

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra que o governador do Rio, Claudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) seguem tecnicamente empatados na liderança da disputa pelo Palácio Guanabara neste ano. Castro aparece com 22% em um dos cenários, enquanto Freixo tem 21%.

Veja o desempenho de cada candidato:

Cláudio Castro (PL) - 22%

Marcelo Freixo (PSB) - 21%

Anthony Garotinho (União) - 7%

Rodrigo Neves (PDT) - 6%

Eduardo Serra (PCB) - 5%

Cyro Garcia (PSTU) - 4%

Felipe Santa Cruz (PSD) - 2%

Paulo Ganime (Novo) - 2%

Coronel Emir Larangeira (PMB) - 2%

Branco/Nulo - 20%

Não sabe - 10%

Na última pesquisa do instituto no estado, divulgada em abril, era Freixo quem aparecia na liderança da disputa, com 22%, seguido de perto por Cláudio Castro, com 18%. Naquele momento, os dois já estavam tecnicamente empatados na liderança, apesar das posições invertidas.

Em meio a essa disputa, ambas as chapas têm tentado ampliar seu eleitorado de modo a consolidar ainda mais as chances de vitória. O atual governador, por exemplo, confirmou nesta semana que terá como vice em sua chapa o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), que tem grande influência na Baixada Fluminense, onde se concentram municípios com colégios eleitorais importantes no estado.

Marcelo Freixo, por outro lado, aguarda a confirmação do ex-prefeito carioca Cesar Maia (PSDB), convidado também para seu posto de vice. Com esse movimento, sua intenção é dar prosseguimento à sua guinada ao centro, na tentativa de se descolar do rótulo de candidato de extrema-esquerda.

A estratégia é similar ao que fez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em nível nacional, ao convidar o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) para sua chapa à Presidência.

O Datafolha ouviu 1.218 eleitores em 32 municípios do Rio de Janeiro entre quarta e sexta-feira desta semana. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-00260/2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!