Por iniciativa do pré-candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), os partidos aliados ao ex-presidente Lula (PT) aprovaram, de última hora, a inclusão de uma referência ao “fortalecimento da competitividade” da economia brasileira nas diretrizes do programa de governo da chapa. Um dos pontos citados no texto para atingir esse objetivo é a desburocratização, uma bandeira que o ex-governador tem empunhado.
O documento será apresentado nesta terça-feira em um evento em São Paulo com a presença dos pré-candidatos e representantes das sete legendas da aliança. Alckmin havia discutido a nova versão das diretrizes com a direção do PSB na última terça-feira.
A sugestão do pré-candidato a vice deve ser desenvolvida na elaboração do programa de governo. As diretrizes ficarão agora disponíveis em uma plataforma digital por cerca de 30 dias para o recebimento de sugestões. A expectativa é que o programa seja apresentado em agosto junto com o registro da candidatura.
O item sobre competitividade, aprovado em uma reunião no começo da noite desta segunda-feira, também fala no “fortalecimento de acordos comerciais internacionais que promovam o desenvolvimento brasileiro”.
Um outro ponto incluído na última hora deixa explícito o compromisso com o combate à mineração ilegal, principalmente na Amazônia. De acordo com integrantes da equipe que elabora o texto, o item está em linha com as falas de Lula sobre a necessidade de expulsão de garimpeiros de terras indígenas.
Foram acrescentadas ainda referências à adoção de políticas educacionais de reforço escolar para alunos que ficaram sem aulas por causa da pandemia. E um compromisso com a criação de um programa para atender crianças que ficaram órfãs por causa da Covid-19.
A divulgação da versão inicial das diretrizes do programa de governo, elaborada pela equipe da Fundação Perseu Abramo, o braço acadêmico do PT, no último dia 6, provocou mal-estar entre os demais partidos. Em seguida, foram apresentadas 124 emendas pelas legendas. Também foram feitas alterações em alguns compromissos. Por exemplo, foi retirada a referência explícita à revogação da reforma trabalhista.
Dentro das mudanças, foram feitos acenos, a pedidos de partidos, a categorias. Por iniciativa do PSB, as diretrizes colocam a “valorização dos policiais” como ponto central da área de segurança pública.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.