Em clima de pré-campanha durante visita à Feira Nacional da Bananicultura nesta quinta-feira, no Vale do Ribeira, o presidente Jair Bolsonaro exaltou o seu pré-candidato ao governo de São Paulo ao dizer que o destino do ex-ministro Tarcísio Freitas (Republicanos) é "voltar à vida pública".
— Tarcísio, muito obrigado pelo trabalho e pela dedicação que sempre fez em seu ministério. Atualmente, ele está licenciado. Mas se Deus quiser brevemente voltará à vida pública, que parece que é o seu destino para o bem de todos nós — afirmou o presidente.
Tarcísio tem procurado colar sua imagem a de Bolsonaro para se cacifar na disputa ao governo de São Paulo. De acordo com a pesquisa do instituto Datafolha de abril, o ex-ministro aparece na terceira colocação com 10% das intenções de voto. O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) liderera com 29% seguido do ex-governador Márcio França (PSB), que tem 20%.
No evento, Bolsonaro citou Tarcísio diversas vezes e disse que ambos estarão juntos no mês que vem num evento de inauguração da ferrovia Norte-Sul.
— Um homem que na frente daquele ministério, usando o exército brasileiro pra recuperar estradas, fazendo contratos sérios com a iniciativa privada, fez ressurgir no Brasil o modal ferroviário — afirmou Bolsonaro ao discursar na feira.
O ex-ministro tem sido alvo de ataques de adversários por concorrer ao Palácio dos Bandeirantes sendo natural do Rio de Janeiro. Além disso, o legado as obras do ex-ministro sob a gestão de Bolsonaro também tem sido criticado pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), que disputa a mesma faixa do eleitorado de centro-direita, como a duplicação da Rio-Santos apenas no trecho do estado do Rio.
Aliados de Tarcísio têm reagido e procuram associar Garcia ao ex-governador João Doria, que tem alta rejeição nas pesquisas de opinião.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.