Saiba quem é Arthur do Val, que renunciou ao mandato na Alesp
Divulgação/Assembleia Legislativa de São Paulo
Saiba quem é Arthur do Val, que renunciou ao mandato na Alesp

deputado estadual Arthur do Val (União), conhecido como Mamãe Falei, decidiu renunciar ao mandato nesta quarta-feira, para escapar de prorocesso de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A cassação do mandato do deputado foi aprovada pelo Conselho de Ética Alesp no início do mês por causa de um áudio de cunho sexista, em que ele faz ofensas a mulheres ucranianas, durante viagem que fez à região em guerra. Para que a cassação fosse concretizada, seria necessária confirmação no plenário da Casa, mas Do Val deciciu renunciar antes ao mandato.

Nas mensagens, que vieram a público em março, o deputado estadual descreve suas impressões sobre as mulheres refugiadas e diz que “são fáceis porque são pobres”. Arthur do Val viajou ao país europeu em meio à guerra com a Rússia para, segundo ele, ajudar na resistência contra a invasão.

Em outro momento, o parlamentar, que havia acabado de cruzar a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia, disse ainda que a fila das refugiadas só tinha "deusa" e que a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiadas.

Filiado ao Podemos em janeiro para ser lançado ao governo de São Paulo, Arthur do Val retirou sua pré-candidatura logo após a repercussão de seus áudios, antes de deixar também o partido. A intenção era que ele atuasse como um palanque para o ex-juiz Sergio Moro no estado paulista, o que não avançou após o vazamento do conteúdo sexista. Menos de um mês depois do escândalo, o deputado estadual assinou sua ficha de filiação ao União Brasil.

Do Val foi eleito deputado estadual em 2018 pelo DEM, como segundo candidato mais bem votado de São Paulo. Um ano depois, em dezembro de 2019, quatro dias após ser lançado candidato a prefeito de São Paulo pelo MBL, foi expulso do DEM, por suas ácidas críticas em plenário a correligionários do partido. Entre seus alvos, figuravam o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia (ex-DEM), e o então presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na época também democrata. Mamãe falei costumava também chamar o governador João Doria (PSDB), seu antigo aliado, de “lobista que vê São Paulo do helicóptero”.

Já em 2020, o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) tentou a candidatura para a prefeitura da capital paulista pelo Patriota, mas terminou em quinto lugar, com 9,78% dos votos.

Arthur, que também é youtuber, tem um canal nas redes sociais com mais de 2,7 milhões de inscritos. O apelido, "Mamãe Falei" é por conta do canal. Seus vídeos, com estilo provocador, ganharam mais notoriedade após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. 

O deputado costumava ir a protestos de esquerda e provocar os manifestantes para expor o que, em seu ponto de vista, seriam contradições.  Foi ao Paraná, quando

Nascido em São Paulo em 1986, Arthur do Val é formado em Engenharia Química e se tornou empresário nos ramos de reciclagem de resíduos metálicos, transportes, combustíveis e construção civil.  

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!