Com a chegada das eleições
, os brasileiros com mais de 16 anos têm até o dia 4 de maio (próxima segunda-feira) para solicitar a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de conseguirem votar em outubro deste ano.
O processo é fácil, rápido e pode ser feito pela internet, na plataforma Título Net , do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O que é necessário para fazer a solicitação:
- Foto do documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
- Selfie segurando o documento oficial de identidade ao lado do rosto, com o lado da foto voltado para a câmera. Para o registro, o requerente não pode usar qualquer adereço ou vestimenta que impossibilite a visão completa da face, como óculos, bonés e gorros. Além disso, as imagens precisam estar completamente legíveis, no tamanho máximo de 10 MG e nos formatos PNG, PDF ou JPG.
- Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
- Caso haja débito com a Justiça Eleitoral, apresentar o comprovante de pagamento;
- Se o requerente for do sexo masculino, ele deve digitalizar o comprovante de quitação do serviço militar (necessário para homens a partir de 18 anos até o final do ano em que completar 45 anos).
Confira, abaixo, o passo a passo:
Depois de preencher todos os dados e enviar a solicitação, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral e é possível acompanhar o andamento do processo pelo mesmo site .
Leia Também
Além de requerer a primeira via do título, na mesma plataforma também é possível realizar a transferência de município, alterar dados pessoais, o local da votação — caso seja justificada a facilitação de mobilidade —, ou solicitar a revisão para a regularização de inscrição cancelada.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro, e o segundo, caso necessário, para 30 de outubro, o último domingo do mês.