Primeiro turno das eleições deste ano será realizado em 2 de outubro
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 07.05.2014
Primeiro turno das eleições deste ano será realizado em 2 de outubro

Com a chegada das eleições , os brasileiros com mais de 16 anos têm até o dia 4 de maio (próxima segunda-feira) para solicitar a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de conseguirem votar em outubro deste ano. 

O processo é fácil, rápido e pode ser feito pela internet, na plataforma Título Net , do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O que é necessário para fazer a solicitação:

  • Foto do documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
  • Selfie segurando o documento oficial de identidade ao lado do rosto, com o lado da foto voltado para a câmera. Para o registro, o requerente não pode usar qualquer adereço ou vestimenta que impossibilite a visão completa da face, como óculos, bonés e gorros. Além disso, as imagens precisam estar completamente legíveis, no tamanho máximo de 10 MG e nos formatos PNG, PDF ou JPG.
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
  • Caso haja débito com a Justiça Eleitoral, apresentar o comprovante de pagamento;
  • Se o requerente for do sexo masculino, ele deve digitalizar o comprovante de quitação do serviço militar (necessário para homens a partir de 18 anos até o final do ano em que completar 45 anos).

Confira, abaixo, o passo a passo:


Depois de preencher todos os dados e enviar a solicitação, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral e é possível acompanhar o andamento do processo pelo mesmo site

Leia Também

Além de requerer a primeira via do título, na mesma plataforma também é possível realizar a transferência de município, alterar dados pessoais, o local da votação — caso seja justificada a facilitação de mobilidade —, ou solicitar a revisão para a regularização de inscrição cancelada.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro, e o segundo, caso necessário, para 30 de outubro, o último domingo do mês.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


** Letícia Moreira é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. No Portal iG, trabalha nas editorias de Último Segundo e Saúde, cobrindo assuntos como cidades, educação, meio ambiente, política e internacional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!