Aliado de Roberto Jefferson é afastado
Reprodução/PTB
Aliado de Roberto Jefferson é afastado

O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento por 180 dias do atual presidente do PTB, o deputado Marcus Vinícius de Vasconcellos Ferreira, conhecido como Marcos Vinícius "Neskau". Ele é aliado do ex-presidente da sigla, o ex-deputado Roberto Jefferson.

De acordo com o ministro do STF, a documentação apresentada no processo aponta que as decisões partidárias ainda estariam sendo influenciadas por Jefferson.

Também segundo Moraes, há indícios de que parte do valor devido ao fundo partidário do PTB estaria sendo usada para financiar a disseminação de ataques às instituições democráticas, em continuidade às condutas ilícitas realizadas por Roberto Jefferson.

"A documentação juntada aos autos indica a possibilidade de manutenção da utilização de parte do montante devido ao fundo partidário do PTB para financiar, indevidamente, a disseminação de seus ataques às instituições democráticas e à própria Democracia, em continuidade às condutas ilícitas perpetradas por ROBERTO JEFFERSON MONTEIRO FRANCISCO, investigadas no âmbito destes autos, e objeto de denúncia nos autos da Pet 9.844/DF, também de minha relatoria", disse Moraes.

O ministro também determinou que a Polícia Federal ouça o ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson e Neskau, no prazo de 15 dias.

"Havendo indicadores de utilização de dinheiro público por parte do presidente de um partido político (no caso, o PTB) para fins meramente ilícitos (financiamento de publicação e disseminação em massa de ataques escancarados e reiterados às instituições democráticas e ao próprio Estado Democrático de Direito), em continuidade às condutas de ROBERTO JEFFERSON MONTEIRO FRANCISCO, já denunciadas e investigadas, a questão escapa da órbita eleitoral e adentra na seara penal, deixando de ser uma medida unicamente interna corporis e que traria reflexos apenas no processo eleitoral", afirmou o ministro.

Neskau assumiu o partido em fevereiro em meio a uma guerra interna entre o grupo de Roberto Jefferson e o da então presidente Graciela Nienov.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!