Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira aponta que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu para 46%, sete pontos a menos do que o registrado no levantamento anterior, em dezembro. Já a aprovação oscilou para 25%, três pontos acima da última pesquisa.
O Datafolha também identificou nesta rodada de pesquisas que Bolsonaro apresenta menor distância para o ex-presidente Lula (PT) nas intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Em dezembro, o governo Bolsonaro foi avaliado como ruim ou péssimo por 53% dos entrevistados pelo Datafolha, enquanto 22% o avaliavam como ótimo ou bom.
Segundo o Datafolha, 28% dos entrevistados avaliam o governo Bolsonaro como regular atualmente, quatro pontos a mais do que o registrado em dezembro.
Avaliação do governo Bolsonaro - Março 2022:
Ótimo/bom: 25%
Regular: 28%
Ruim/péssimo: 46%
Não sabe/não respondeu: 1%
Com os números divulgados pelo Datafolha nesta quinta-feira, Bolsonaro registrou patamares de aprovação e de reprovação semelhantes aos de maio de 2021, quando aparecia com 24% e 45%, respectivamente.
A reprovação à gestão de Bolsonaro vinha subindo desde então, em paralelo ao avanço da inflação e ao aprofundamento dos trabalhos da CPI da Covid no Senado, que ocorreram de abril a outubro do ano passado.
Na atual rodada de pesquisas, o Datafolha mediu também as intenções de voto de candidatos à Presidência em quatro cenários distintos. Lula e Bolsonaro aparecem, respectivamente, com 43% e 26% , enquanto nomes como Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) figuram em um patamar próximo a 8%.
O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 municípios de todo o país entre terça e quarta-feira desta semana. A pesquisada foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08967/2022. O nível de confiança do levantamento - isto é, a probabilidade de que ele reproduza o cenário atual, considerando a margem de erro - é de 95%.