Lula pede 'urgência' no uso das forças armadas para ajudar a Bahia
O político declarou que conversou com Rui Costa (PT), governador da Bahia, para que não ocorra nenhum tipo de “veto político”
Diante da calamidade no sul da Bahia , o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (27), que é “urgente” o uso das Forças Armadas para socorrer vítimas das enchentes que atingem cidades da Bahia .
O político declarou que conversou com Rui Costa (PT), governador da Bahia , para que não ocorra nenhum tipo de “veto político” e que haja uma ajuda do governo federal neste momento.
Conversei com o governador Rui Costa, e é importante e urgente que as Forças Armadas, com sua estrutura de enfrentamento de calamidades, atuem no apoio para as vítimas das enchentes. Sem nenhum tipo de veto político, mas sim para ajudar o povo da Bahia.
— Lula (@LulaOficial) December 27, 2021
Na manhã desta segunda, o governador da Bahia publicou em suas redes sociais que as águas na cabeceira do rio Cachoeira, um dos que atravessam a região, começaram a baixar, e que “a expectativa é de melhora nos próximos dias”.
Contudo, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o alerta laranja, que significa risco de chuvas intensas com potencial de alagamentos e descargas elétricas no sul da Bahia.
Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que deixou 20 mortos . Ademais, o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas e 19.580 desalojados.
Até a publicação desta matéria, Rui Costa não se manifestou sobre o pedido de Lula e nem houve uma solicitação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) para que militares pudessem assumir a linha de frente do enfrentamento à calamidade. As ações das Forças Armadas no estado tem sido realizada de maneira afluente aos esforços locais.