Quem são os prováveis candidatos à presidência em 2022

Com terceira via fragmentada, pesquisas indicam que disputa segue polarizada entre Lula e Bolsonaro. Confira todos os nomes cotados para a disputa do pleito

Alessandro Vieira (Cidadania)

O senador Alessandro Vieira (SE), que ganhou destaque na CPI da Covid, foi anunciado pelo partido como pré-candidato a presidência da República. Há, porém, a chance de desistência da candidatura em troca de apoio a Sergio Moro.

Divulgação/Agência Senado/Pedro França

Bolsonaro (sem partido)

O atual presidente deve tentar reeleição pelo PL. A filiação ao partido está marcada para o dia 30 deste mês. O atual mandatário ocupa o segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.

O Antagonista

Cabo Daciolo (Brasil 35)

Sexto colocado na corrida eleitoral à Presidência da República em 2018, Cabo Daciolo tentará a cadeira de presidente da República mais uma vez. Famoso por seu bordão "Glória a Deus", o bombeiro militar se filiou ao partido Brasil 35 e anunciou sua pré-candidatura em outubro.

Divulgação

Ciro Gomes (PDT)

O ex-governador do Ceará deverá ser candidato ao Planalto pelo PDT, assim como fez em 2018 — quando foi o terceiro mais votado. Nas pesquisas recentes, Ciro aparece tecnicamente empatado em 3º com o ex-juíz Sergio Moro.

Reprodução

Datena (União Brasil ou PSD)

Filiado ao PSL, Datena já se colocou como candidato à presidência, mas, com a fusão entre o PSL e o DEM (União Brasil), o apresentador pode acabar migrando para o PSD — que já tem a candidatura de Rodrigo Pacheco engatilhada. Assim, a candidatura do jornalista ainda é incerta.

Reprodução/Instagram

Doria/Leite/Arthur Virgílio (PSDB)

O nome do PSDB à presidência segue incerto. O governador de SP, João Doria, do RS, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio disputam as prévias do partido.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Lula (PT)

Líder em todas as pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Lula (PT) ainda não oficializou sua candidatura, mas já fala como presidenciável. Diversos nomes têm sido cotados para a vice-presidência da chapa do petista, entre eles, o de Geraldo Alckmin.

O Antagonista

Luis Felipe D'Avila (Novo)

O Novo anunciou a pré-candidatura do cientista político Luiz Felipe D'Avila. João Amoedo, que representou o partido na eleição passada, já afirmou ter desistido da disputa.

Reprodução

Moro (Podemos)

O ex-juíz já fala como presidenciável. Ele se filiou ao Podemos no início de novembro e já briga com Ciro Gomes pela terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto.

O Antagonista

Rodrigo Pacheco (PSD)

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, tenta atrair o senador Rodrigo Pacheco (DEM) para ser candidato a presidente. O senador, porém, ainda não teve a pré-candidatura lançada.

Marcos Brandão/Senado Federal

Simone Tebet (MDB)

O MDB decidiu oficializar no início de dezembro a senadora Simone Tebet (MDB-MS), destaque na CPI da Covid, como pré-candidata à presidência. A proposta é consolidar um processo de “renovação” do partido.

Divulgação/Agência Senado/Edilson Rodrigues