Presidente Jair Bolsonaro (sem partido)
REPRODUÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Pesquisa Datafolha  publicada neste sábado mostra que para 76% dos brasileiros o presidente Jair Bolsonaro deve sofrer impeachment se não cumprir ordens judiciais. O levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo foi realizado em 190 cidades com 2.667 eleitores de 13 a 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Outros 21% acreditam que o presidente não deveria ser punido por desobedecer a Justiça, enquanto 3% não souberam opinar. A pesquisa levou em conta a ameaça feita por Bolsonaro durante o ato de caráter golpista convocado para o feriado nacional do 7 de Setembro , no qual Bolsonaro afirmou que não iria cumprir nenhuma ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) .

Na pesquisa com resposta estimulada e única, a avaliação de que Bolsonaro deve sofrer processo de impeachment chega a 93% entre homossexuais e bissexuais. 91% dos estudantes também concordam com a afirmação, assim como 69% dos evangélicos entrevistados e 57% dos empresários.

A avaliação de que Bolsonaro não deveria ser retirado do cargo de chefe do Executivo é feita por 59% das pessoas que aprova o governo Bolsonaro. 24% dos que se declaram brancos também rejeitam o impeachment do presidente, assim como 14% dos que ganham até dois salários mínimos. Entre os eleitores de 16 e 24 anos, apenas 11% defendem a permanência de Jair Bolsonaro na presidência.

Sobre as falas de tom golpista do presidente Jair Bolsonaro, 86% dos jovens de 16 a 24 anos defendem um impeachment neste caso. 82% dos mais pobres e 94% dos que rejeitam o presidente também apoiam o afastamento de Bolsonaro.

Já 32% dos mais ricos são mais tolerantes aos ataques institucionais, e não veem necessidade da abertura de um processo de impeachment. No grupo de empresários, 39% também defendem a permanência de Bolsonaro, assim como 59% do grupo de pessoas que aprovam o governo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!