Presidente Jair Bolsonaro
O Antagonista
Presidente Jair Bolsonaro

Um em cada dois brasileiros afirmam que há chances de que o presidente Jair Bolsonaro dê um golpe de estado, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado.

O levantamento foi realizado na semana seguinte aos atos bolsonaristas realizados em 7 de setembro em todo o país, em meio aos quais Bolsonaro reiterou declarações de cunho golpista em discursos de ataque às instituições, em especial a ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em resposta estimulada, 30% dos entrevistados disseram que "há muita chance de Bolsonaro dar um golpe de Estado", ao passo que 20% veem "um pouco de chance". Para 45%, não há chance de ruptura institucional. Não responderam 6% dos consultados.

O levantamento também questionou sobre a probabilidade da volta de uma ditadura no país. Para 20% dos entrevistados, há muitas chances. Outros 31% veem que há "um pouco de chance" de que isso ocorra, ante 45% que dizem não enxergar essa possibilidade e 5% que não sabem.

Leia Também

A soma dos que veem alguma possibilidade da volta de um regime ditatorial agora (51%) é a maior desde que a pergunta começou a seer feita pelo instituto, em 2014, e empata tecnicamente com o registrado em outubro de 2018, em meio à eleição presidencial que elegeu Bolsonaro. À época, 50% diziam ver alguma chance de volta de ditadura.

O Datafolha entrevistou 3.667 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro em 190 cidades do país. Segundo o instituto, a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Também foi perguntado aos consultados qual é o grau de apoio à democracia. É de 70% a parcela de brasileiros que veem o regime democrático como sempre a melhor forma de governo, o que representa um recuo de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em junho de 2020.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!