Ex-esposa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Ana Cristina Siqueira Valle
Reprodução
Ex-esposa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Ana Cristina Siqueira Valle

No movimento mais incisivo em direção ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde que foi instaurada, a CPI da Covid aprovou a convocação da ex-mulher do mandatário Ana Cristina Siqueira Valle . Os integrantes da comissão miram nas relações dela e do clã presidencial com o lobista Marconny Faria, responsável por intermediar negócios da Precisa Medicamento, investigada pelo colegiado, com o Ministério da Saúde. 

As suspeitas em torno de Ana Cristina podem causar dor de cabeça à família Bolsonaro. Ela apontada como uma das organizadoras do esquema de rachadinha nos gabinetes dos filhos mais velhos do presidente: Flávio, na época deputado estadual na Alerj, e Carlos, vereador pelo Rio.

Além disso, há a suspeita de que Ana Cristina tenha cometido tráfico de influência ao usar sua proximidade do ex-secretário-geral da Presidência e a atual ministro do Tribunal de Contas da União, Jorge Oliveira, para apontar nomeações a cargos públicos que seriam indicadas por Marconny. 

Além disso, há também as evidências da proximidade entre o lobista, Ana Cristina e o filho dela com o presidente, Jair Renan Bolsonaro. Em seu depoimento à CPI, na quarta-feira, Marconny admitiu ter usado o camarote do filho “04” e que o orientou sobre abertura de empresa. 

A expectativa da CPI é extrair o máximo de informação que possa ir além da órbita do Ministério da Saúde. Entenda o que a participação de Ana Cristina na comissão pode esclarecer:

Rachadinha

Ana Cristina foi casada com Bolsonaro entre 1998 e 2008. Mãe de Jair Renan, ela foi chefe do gabinete de Carlos, o “02”, na Câmara Municipal do Rio entre 2001 e 2008, com um salário médio de de R$18.200, em valores corrigidos pelo IPCA.

Ela foi acusada por Marcelo Nogueira, ex-assessor de Flávio Bolsonaro na época em que era deputado estadual, de ter  organizado o esquema de devolução de salários no gabinete do parlamentar na Alerj e do Carlos na Câmara do Rio.

O caso foi revelado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, que noticiou ainda que Ana Cristina deixou o comando das “rachadinhas” após seu marido na época, Bolsonaro, descobri que ela tinha um caso extraconjugal. Seu sucessor foi o policial reformado Fabrício Queiroz, também investigado no caso. 

O esquema envolvia diversos parentes e amigos de Ana Cristina e da família Bolsonaro. O caso rendeu uma denúncia do Ministério Público (MP-RJ) contra Flávio — que hoje é senador — por organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita. Além disso, recentemente, Ana Cristina e Carlos tiveram os sigilos quebrados num inquérito que apura a suposta existência de funcionários fantasmas no gabinete de parlamentar. 

Tráfico de influência

Mensagens encontradas num telefone celular de Marconny Faria que Ana Cristina acionou o Planalto para influenciar em nomeações de órgãos públicos. O caso foi revelado com exclusividade pelo Globo em agosto. As investidas junto aos amigos do governo — principalmente a Jorge Oliveira — foram feitas a pedido do lobista. 

Numa delas, após a atuação de Ana Cristina, duas pessoas indicadas por Marconny foram nomeadas para cargos de comando no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. O órgão é ligado ao Ministério da Saúde. As mensagens que mostram a negociata entre os dois estavam no celular do lobista, que foi apreendido na Operação Hospedeiro, deflagrada em outubro de 2020 para apurar suspeita de desvio de recursos no IEC. 

À época da investigação, Marconny assessorava o ex-diretor do IEC. Por isso, entrou na mira do MPF, que, ao identificar mensagens de servidores do ministério investigados pela CPI, compartilhou o material com a comissão. Segundo as mensagens, o lobista foi procurado por Marcio Roberto Nunes, ex-diretor substituto do IEC, para ajudar na nomeação de Jorge Travassos como diretor do órgão.

Em outra articulação, posta em prática também a partir de um apelo de Marconny , Ana Cristina trabalhou para emplacar um servidor de carreira no Cargo de Defensor Público da União (DPU), em 2020. Nessa ocasião, porém, o indicado não foi escolhido ao posto.

As mensagens mostram que um dos candidatos, o defensor público Leonardo Cardoso, procurou Marconny para pedir apoio à sua candidatura e ajuda para interceder junto a Jorge Oliveira, amigo de longa data da família Bolsonaro e que, àquela época, era o principal conselheiro do presidente na área jurídica.

Proximidade entre Renan e Marconny

Em depoimento à CPI, na última quarta-feira, Marconny admitiu ter feito sua festa de aniversário,em dezembro, no camarote de Jair Renan no estádio Mané Garrincha. O lobista contou também ter apresentado a ele um advogado tributarista para ajudá-lo na abertura de sua empresa, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia. A empresa funciona justamente no camarote onde foi feito o aniversário. 

Inicialmente, Marconny disse que era amigo de Jair Renan há dois anos. Porém, mudou de versão pouco depois e afirmou que o filho “04” do presidente era mais um colega. Também negou ter recebido qualquer benefício por ajudar na abertura da empresa de Renan ou manter negócios com ele. Em relação à Ana Cristina, ele admitiu também conhecê-la, mas disse desconhecer outros integrantes da família Bolsonaro.

Falta de consenso para convocação

Apenas um senador votou contra à convocação de Ana Cristina Valle: o governista Marcos Rogério (DEM-RO). No entanto, há uma falta de consenso entre membros da comissão para que a ex-mulher de Bolsonaro preste depoimento à CPI. Isso porque há um receio de que sua participação pode fugir do fato investigado pelo colegiado. O senador Humberto Martins (PT-PE) é um dos parlamentares que seguem esse pensamento:

 "Naturalmente que ninguém vai votar contra trazer testemunhas. Porém eu creio que é preciso ter uma precisão maior do vínculo de qualquer atividade que a pessoa tenha com o conteúdo, o objeto da CPI", disse Humberto, concluindo: "Não tenho dúvidas de que ela praticou tráfico de influência, de que as provas de rachadinha são muito importantes, de que possa ter praticado outros crimes. Porém eu não sei se há um vínculo direto com a CPI, que é investigar questões relacionadas à Covid-19. Acho que isso vai ser considerado pelo presidente [da CPI, Omar Aziz] quando for marcar as datas."


Sem consenso, os detalhes da convocação deverão ser definidos nos próximos dias. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!