Membros da CPI da Covid
Marcos Oliveira/Agência Senado
Membros da CPI da Covid

Mais um capítulo no caso da venda da vacina Covaxin . Uma segunda empresa, a Envixia Pharmaceuticals LLC, teria intermediado o negócio suspeito, de acordo com documento obtido originalmente pelo jornal Folha de S.Paulo. Com sede nos Emirados Árabes , a empresa é apontada como responsável por apoiar o registro e a comercialização do imunizante no Brasil.

A CPI da Covid está investigando o caso, desde que o  deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão, o servidor Luis Ricardo Miranda, divulgaram terem alertado o presidente Jair Bolsonaro sobre um suposto esquema de corrupção na aquisição da vacina indiana. O presidente teria dito que iria acionar a Polícia federal, o que não ocorreu.

Você viu?

A Procuradoria-Geral da República iniciou processo para apurar suspeita de prevaricação de Bolsonaro . Também o Ministério Público Federal, a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria-Geral da União instauraram investigações pela suspeita de corrupção no caso.

A denúncia dos irmãos Miranda colocou na mira da CPI a empresa Precisa Medicamentos, primeira intermediária mencionada nas negociações da vacina com o Ministério da Saúde, na época sob o comando do general Eduardo Pazuello. A proposta envolvia cifras no valor de R$ 1,6 bilhão.

Segundo a reportagem, para provar a parceria com a Bharat Biotech, fabricante da Covaxin na Índia, a Precisa enviou ao ministério uma cópia do memorando de entendimento, assinado com a farmacêutica indiana e com a Envixia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!