A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) criticou a médica Nise Yamaguchi durante sessão da CPI da Covid nesta terça-feira (1). “Não podemos trazer médicos ou pessoas da saúde que façam um desserviço”, declarou.
A parlamentar, que também é medica, criticou a companheira de profissão por defender o uso da hidroxicloroquina no “tratamento precoce contra a Covid-19:
“Não existe demonização desse tratamento, a ciência prova que ele não serve. Nós não podemos convidar médica que é conceituada, para fazer propaganda de um medicamento com uso preventivo”
Zenaide também citou que há 30 estudos científicos comprovando a ineficácia da Cloroquina, e disse ser contra a ideia de médicos poderem receita-los para pacientes:
“Eu vi o currículo da Sra. e me enchi de orgulho como mulher, e você vem aqui, não sei por qual motivo, não conseguiu legalizar o uso da cloroquina e decidiu terceirizar para os médicos. Atenção, colegas médicos não assumam essa responsabilidade”
Em discurso final, antes do presidente da Comissão Omar Aziz (PSD-AM) encerrar a sessão desta terça, Nise, que chegou a dizer durante seu depoimento que estava “se sentindo agredida”, disse querer contribuir com as discussões médicas:
“Existem dados científicos, que as sociedades discutem as questões técnicas, que nós todos estamos procurando o bem do país. Tem que ficar bem claro que aquela contribuição que pudermos dar, que estou dando a nível ministerial (..). É um privilégio e uma honra continuar contribuindo, e que eu tenha forças para continuar contribuindo a nível nacional e internacional”