Procurador-geral da República, Augusto Aras
O Antagonista
Procurador-geral da República, Augusto Aras

O procurador-geral da República, Augusto Aras , encaminhou à CPI da Covid investigações que estão em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e que apuram supostas irregularidades nos gastos de 5 governadores durante o combate à pandemia. São eles: João Doria (PSDB-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Wilson Lima (AM-PSC), Rui Costa (PT-BA) e Helder Barbalho (PMDB-PA). As informações são da CNN Brasil , que teve acesso ao documento.

O ofício assinado pelo PGR endereçado ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). No documento, Aras afirma que o levantamento é “oriundo da Assessoria Jurídica Criminal no STJ deste gabinete, contendo informações acerca dos procedimentos investigativos criminais em que se apuram crimes relacionados à aplicação de recursos destinados ao combate à pandemia e que estão sob a responsabilidade daquela assessoria”.

 Ele também diz que “o compartilhamento de documentos e informações entre autoridades em esforços apuratórios são muito úteis para o progresso de suas respectivas linhas investigativas, preservando-as nos casos sigilosos de sua exposição”.

Inquéritos

O governador de SP, João Doria, tem quatro investigações preliminares, sendo uma sobre aquisição de doses da Coronavac, e outra sobre compra de respiradores.

Zema, governador de Minas, é investigado por questões relacionadas à implementação do hospital de campanha no estado.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, tem dois inquéritos abertos: um sobre a compra de respiradores e outro sobre irregularidades na construção de um hospital de campanha.

Rui Costa, da Bahia, tem um inquérito aberto investigando a compra de respiradores.

Já Helder Barbalho, do Pará, é investigado pela aquisição de 1.600 unidades de bomba de infusão e outro de aquisição de 400 ventiladores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!