Deputado federal Luís Miranda (DF)
Câmara dos Deputados
Deputado federal Luís Miranda (DF)

O deputado federal Luis Miranda (Democratas-DF) gastou, em apenas um dia, em 30 de dezembro de 2019, R$ 3,6 mil em 818 litros de combustível segundo nota apresentada pelo parlamentar.

O valor foi pago com verba indenizatória, que se refere quando um servidor público é ressarcido de certa despesa desde que seja relacionada ao exercício do mandato. Ou seja, pago com dinheiro público.

O dado foi levantado pelo Observatório Político Socioambiental ( OPS ), que identificou 104 parlamentares, incluindo Miranda, que apresentaram supostas irregularidades na prestação de contas envolvendo combustível de veículos, entre 2019 e 2020.

Em nota, Luis Miranda alega que o “preço abusivo” dos combustíveis se refere “a abastecimentos realizados em parte do mês de outubro e ao longo dos meses de novembro [onde não há despesa combustíveis lançada em separado] e dezembro [onde não há nenhum outro lançamento além deste], o que gera uma média de R$1.366 por mês no trimestre analisado”.

Todavia, a nota fiscal da compra mostra que o combustível foi comprado de uma vez só, em um posto de gasolina no Distrito Federal.

Em um breve exercício, sabendo que Miranda adquiriu 818 litros de gasolina e que é possível rodar 10,8 quilômetros por litro, seria possível ir da capital federal, Brasília , até o México ; da África do Sul até a Espanha; ir e voltar de Toronto, no Canadá até Bogotá, capital da Colômbia, e de Londres , no Reino Unido até a Índia .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!