Hamilton Mourão e Jair Bolsonaro
Marcos Corrêa/PR
Hamilton Mourão e Jair Bolsonaro

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta segunda-feira (15) que o governo federal falhou ao não orientar a população sobre cuidados básicos de proteção, higiene pessoal e distanciamento social durante a pandemia da Covid-19 . Para Mourão, era necessária uma campanha nacional "séria" de conscientização. Ele também classificou a a comunicação social do Palácio do Planalto até o momento como "claudicante".

"Uma coisa é você estar numa reunião em família que todo mundo você sabe de onde veio, se teve doença, se não teve doença, se teve contato, se não teve contato. Outra coisa é você ir para um ambiente onde não há nenhum tipo de controle. E isso deveríamos ter falado o tempo todo. Assim como as próprias questões mais elementares, do uso de máscara, de lavar as mãos, do uso de álcool. Acho que isso foi uma falha nossa aqui do governo que a gente podia ter trabalhado melhor”, reconheceu Mourão em entrevista ao canal MyNews.

Na avaliação de Mourão, o governo deveria ter feito uma campanha nacional de conscientização sobre o novo coronavírus em nível federal para que as pessoas tivessem cuidados básicos e evitassem aglomerações: "eu julgo que nós deveríamos ter, desde o começo, tido uma campanha em nível federal, uma vez que as medidas locais pertencem aos gestores e isso é inconteste, mas uma campanha séria de conscientização da população".

O vice evitou entrar na polêmica sobre a necessidade ou não de haver decreto de lockdown , alegando que essa não é a questão. O mais importante, para ele, é as pessoas "entenderem que elas têm que se resguardar o máximo possível, evitando aglomerações com gente que desconhecem”.

Para Mourão , o governo tem tido problemas com a comunicação social desde o inicio e afirmou que a mudança no comando da Secom , com a saída de Fábio Wajngarten , deve tornar a área mais profissional: "tem sido claudicante. Essa é uma realidade, o governo tem inúmeros fatos extremamente positivos, que ele é incapaz de conseguir comunicar de forma organizada para a sociedade”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!