A deputada federal Joenia Wapichana (Rede- RR) será a primeira indigena da história a ocupar cargo na mesa diretora da Câmara . Os líderes do parlamento decidiram nesta segunda-feira (1) a divisão de cargos da Mesa.
No dia em que a Câmara passa por eleições que decidirão o próximo presidente da Casa, também foram decididos os representantes dos partidos na Mesa Diretora , que auxiliarão o funcionamento do local.
Wapichana será a representante da Rede na quarta-secretaria, responsável por supervisionar o sistema habitacional da Câmara.
Ficará a cargo da deputada encaminhar a concessão de auxílio-moradia para os colegas, além de propor à Mesa a compra e aluguel de imóveis na capital federal para uso dos parlamentares.
A princípio, essa secretaria era direito do PSB, mas foi repassada a Rede para que Joenia pudesse exercer a função. O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) classificou o ato de “grandeza e generosidade”.
Nesta tarde de segunda (1), Joenia Wapichana apresentou um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro
.
“Não podemos aceitar tantas violações e ataques aos povos originários desse país”, declarou.
Confira o tuíte:
Eleita em 2018, a deputada já havia feito história, pois tinha sido a primeira pessoa de origem indigena desde 1987 a exercer um mandato na Câmara.