Deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP)
Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP)

O deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP) diz que a posse do democrata Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos força uma mudança na condução da política externa por ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo . O chanceler brasileiro sempre atacou a China  e se mostrou um devoto do ex-presidente dos EUA Donald Trump . A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo .

"Queiramos ou não, com a posse de [Joe] Biden [como presidente dos EUA] hoje à frente da maior potência mundial, o jogo todo muda", disse o parlamentar . Feliciano é pastor evangélico e aliado ideologicamente a Bolsonaro. "Jogo novo requer estratégia nova. A antiga não serve mais", completou.

"Entendo que quanto mais tempo demoramos para mudar nosso posicionamento no plano internacional, pior será", afirmou o deputado.

Ernesto Araújo entrou no olho de um furacão após o Brasil sofrer duas derrotas em relação às vacinas contra a Covid-19. A primeira foi o atraso na importação da Índia de doses prontas do imunizante de Oxford , desenvolvido em parceria com a AstraZeneca. Já a segunda foram problemas diplomáticos para a compra de ingredientes para a produção nacional da CoronaVac , vacina do Instituto Butantan.

Na avaliação de aliados de Bolsonaro, Araújo foi o principal responsável pelo esgarçamento as relações diplomáticas com a China. Esse clima ruim estaria dificultando a chegada de insumos farmacêuticos.

Por isso, Feliciano defende o realinhamento urgente da diplomacia brasileira com a China. "A hora é de total pragmatismo nas relações internacionais. Já dizia o imperador Vespasiano que dinheiro não tem cheiro. E a China tem interesses geopolíticos de primeira ordem no Brasil. Somos a 8ª economia do mundo e a garantia da segurança alimentar chinesa. Está na hora de, com tranquilidade e soberania, realinharmos tudo isso com os chineses", diz. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!