Veículos com oxigênio chegaram na madrugada desta quarta-feira (20)
Reprodução
Veículos com oxigênio chegaram na madrugada desta quarta-feira (20)

O fórum das Centrais Sindicais, formado pela Central Única dos Trabalhadores ( CUT ), Força Sindical e outras organizações, anunciou nesta quarta-feira (20) um acordo firmado com o governo da Venezuela para o fornecimento semanal de oxigênio para Manaus .

Na última semana, com o sistema de saúde colapsado devido ao brusco aumento de casos e de internações em decorrência do novo coronavírus (Sars-Cov-2), hospitais sofreram com a falta de oxigênio, e pessoas vieram a óbito em decorrência de asfixia.

A capital amazonense fica a 950 km de distância da fronteira venezuelana, e receberá 80 mil litros de oxigênio vindos do país vizinho. Vale Lembrar que na noite desta terça (19),5 caminhões trouxeram 107 mil litros do insumo, que será destinado aos hospitais da região.

Você viu?

Segundo informações, a demanda diária por oxigênio hospitalar no Amazonas é de 76 mil litros, todavia, os fornecedores conseguem produzir apenas 28 mil por dia. Desta forma, há um déficit de aproximadamente 50 mil litros.

Em ação protocolada nesta quarta (20) pela Rede Sustentabilidade no STF , a sigla pede que o governo federal “apresente, em no máximo 24h, um planejamento para disponibilização de oxigênio aos Estados da Região Norte”, já que há preocupação com os outros estados. No Pará , 6 pessoas morreram de domingo para segunda devido a falta do insumo em um hospital público.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!