Objetivo do curso é promover o que tem sido chamado de “qualificação” da direita bolsonarista no Brasil
Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Objetivo do curso é promover o que tem sido chamado de “qualificação” da direita bolsonarista no Brasil

O Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar, planeja uma parceria com o Instituto Conservador Liberal (ICL), fundado no mês passado pelo  deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para promover o que tem sido chamado de “qualificação” da  direita bolsonarista no Brasil.

Enquanto os advogados Admar Gonzaga e Karina Kufa e o empresário Luís Felipe Belmonte trabalham para colocar o partido de pé até março, um grupo mais ideológico, liderado por Eduardo Bolsonaro e pelo deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), estrutura o curso de capacitação.

A meta é alinhar ideologicamente os quadros do partido para evitar um “novo PSL ”, em que, segundo a ala bolsonarista rompida com o presidente da sigla, Luciano Bivar, haveria muita gente infiltrada sem os valores do conservadorismo.

Na programação do curso constam aulas sobre “noções mínimas de ética e filosofia na antiguidade e modernidade”, “valores e história do conservadorismo ”, “como se comunicar com o seu público na internet” e “eleições, comportamento eleitoral e opinião pública”.

O texto de apresentação do instituto diz existir uma “guerra de visões de mundo”, que opõem ideias de um “suposto progresso” aos valores da família, liberdade e segurança nacional. “Os inimigos desses valores se tornaram mestres em manipular a verdade e tirar proveito das emoções e mais nobres sentimentos”, diz Eduardo em vídeo.

A ideia de criar uma base de pensamento dessa nova direita é muito difundida por Olavo de Carvalho, ideólogo do bolsonarismo , para quem eleger Bolsonaro à Presidência sem antes conquistar os espaços intelectuais do país foi algo “precipitado”. Sua tese é a de que existe uma hegemonia de esquerda no mundo intelectual brasileiro, principalmente nas universidades.

Sócio do instituto, Sérgio Sant’Ana, assessor do Ministério da Educação na gestão do ex-ministro Weintraub, anunciou no fim de 2020 o nome que vai comandar a educação, Ilona Becskeházy. Ex-secretária de Educação Básica do MEC, ela defende a campanha Escola Sem Partido e se diz contra a “ideologia de gênero” nas escolas.

Para o professor Christian Lynch, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj, os esforços em qualificar o que ele chama de direita reacionária podem fracassar caso se tornem associados demais ao projeto de poder da família Bolsonaro.

O Aliança pelo Brasil enfrenta problemas na obtenção de seu registro. Para integrantes da cúpula, uma eventual ida de Jair Bolsonaro para outro partido para disputar a reeleição não inviabiliza o projeto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!