O deputado Marcos Pereira, do Republicanos, em sessão na Câmara
Divulgação / Câmara dos Deputados
O deputado Marcos Pereira, do Republicanos, em sessão na Câmara

Presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP) decidiu não integrar o  bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, que articula uma chapa para disputar o comando da Casa contra Arthur Lira (PP-AL), que tem a preferência do presidente Jair Bolsonaro. Pereira era apontado como um dos possíveis candidatos a serem apoiados por Maia, mas desistiu da composição nesta quarta-feira. 

"Reuni a bancada hoje (quarta-feira) pela manhã e decidimos não aderir ao bloco do Maia , porque não vamos entrar em um jogo já jogado. Entendemos que esse jogo já está todo combinado", disse Pereira . O bloco lançado por Maia nesta quarta-feira conta com PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania e PV e soma 157 deputados.

O Globo apurou que havia insatisfação na bancada do Republicanos . Deputados da legenda argumentam que Maia estaria privilegiando a candidatura de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) em detrimento dos demais postulantes à presidência da Câmara ligados ao bloco. A costura envolveria o apoio de deputados do PSL a Aguinaldo.

A saída de Pereira do bloco de Maia ocorre em um momento no qual o Planalto estaria oferecendo cargos para o Republicanos aderir à candidatura de Arthur Lira, preferido de Bolsonaro no pleito. A avaliação do núcleo de Lira é que o apoio do Republicanos praticamente garantiria a maioria necessária para chegar à presidência da Câmara.

Marcos Pereira nega que o governo tenha lhe oferecido algum cargo em troca da composição: "ninguém do Planalto ou ligado ao presidente esteve comigo para falar sobre presidência da Câmara . Nem me lembro da última vez em que estive com Bolsonaro".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!