urna
José Cruz/Agência Brasil
Saúde é o tema político de maior interesse no Google durante as Eleições 2020

O termo 'Saúde' é o tema político mais procurado no Google, seguido de 'educação', 'Bolsa Família' e 'impostos', de acordo com dados da plataforma, por meio do Google Trends, que começou a mostrar as tendências de busca no contexto das eleições municipais de 2020.

A pesquisa por saúde se mantém em alta desde o início de 2020, com um pico em março, quando a pandemia de Covid-19 começou a afetar mais a vida das pessoas. Em 18 estados brasileiros, é a categoria relacionada ao debate político mais buscada neste ano.

Em relação a pesquisas relativas ao assunto "votar", a pergunta mais vezes feita no Brasil nos últimos sete dias foi "O que acontece se não votar?". Depois, aparecem "Se não votar e nem justificar, o que acontece?" e de "Quem pode votar nas eleições?".

A página de tendências também mostra o interesse por candidatos e partidos políticos em diferentes regiões do Brasil. O PT é o partido com maior número de buscas, com 36% da concentração da busca nessa categoria na última semana. O interesse pela legenda é maior na Bahia e no Rio Grande do Sul.

Na sequência vêm empatados com 11% o Partido Novo e o PSOL, seguidos do PSL, com 10%. Nos últimos 14 dias, o PT lidera a busca nacional. Na sequência, surgem PSOL, depois PSL, Novo e PSDB.

No estado de São Paulo, o PT figura entre os principais na busca, concentrando 40% do interesse quando relacionado ao termo candidato, o que pode indicar que eleitores querem saber quem é o candidato da legenda. Depois, aparecem Partido Novo, com 28%, e PSOL, com 14%.

Nos últimos sete dias, os brasileiros procuraram entender mais sobre as "regras para eleição municipal em 2020". A busca por esses termos agregados subiu mais de 700%.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários