urna
Agência Brasil
E-título é opção para facilitar o dia da votação

Com as  eleições municipais chegando, é importante ficar ligado não apenas nos candidatos em que votar, tanto para prefeito quanto para vereador, como no seu título de eleitor, que é o seu principal documento nas eleições. Quando chega na hora de votar, pode surgir aquela dúvida crucial: Onde está meu título de eleitor? 

Com o intuito de automatizar o processo e facilitar a vida dos eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o aplicativo ‘E-Título’,  em que você carrega o seu título no seu celular, de maneira digital. 

A ideia do aplicativo é substituir o antigo título de eleitor, já que ele pode ser apresentado no dia da votação, em substituição à versão de papel. Para usá-lo, é preciso baixar o aplicativo ‘E-titulo’, disponível na App Store  e no Google Play  no seu smartphone. 

Após fazer o download, você vai precisar validar e liberar o uso. O eleitor precisa inserir o número do seu título eleitoral ou o CPF, além de seu nome completo, os nomes da mãe e do pai e a data de nascimento. O documento, então, será gravado e ficará disponível para você no aplicativo. 

Com isso, você poderá consultar dados essenciais para o dia da votação, como a sua sessão eleitoral, número do documento e outras informações relevantes sobre seu local de votação.

E-título
TSE/Reprodução
E-título

Além disso, o ‘E-título’ tem funções que o título de papel não possui. Ele traz informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o cadastramento biométrico e o endereço do local de votação (há até um mapa no aplicativo). 

Segundo a Justiça Eleitoral, já foram feitos mais de 20 milhões de downloads do aplicativo, que é de graça. 

Para baixá-lo na versão Android,  clique aqui. E, para baixá-lo na versão de IOS,  clique aqui.  

    Leia tudo sobre: aplicativo

    Veja Também

      Mostrar mais