A coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo obteve informações de campanha do candidato à prefeitura de São Paulo Celso Russomano (Republicanos) e antecipou que ele deve apresentar na televisão uma peça publicitária , criada por Elsinho Mouco, com três eixos para solucionar o problema da Cracolândia: verdade, coragem e coração.
Segundo o Painel, a verdade representa a ideia de não esconder a realidade do local, que convive com o tráfico de drogas em público e a criminalidade. No eixo da coragem , Russmano irá dizer que vai enfrentar os criminosos da região por meio de medidas duras no campo da segurança pública.
Por fim, o coração deve apresentar a face de acolhimento dos frequentadores e moradores da região, com a defesa de uma rede de assistência para essas pessoas. A postura assistencialista vai completamente contra a campanha de Russomano em 2016, quando apresentou, durante o debate eleitoral, medidas repressivas para lidar com a situação, como criar um cordão de isolamento da àrea com revistas de quem entra e sai da Cracolândia , além de infiltrar agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para enfrentar o tráfico.
Russomano aderiu ao discurso mais moderado e de concessões para atrair eleitores do centro e até mesmo progressistas, como fizeram Joice Hasselman (PSL) e Arthur do Val (Patriotra).