Fux fica insatisfeito com a indicação de Kassio Nunes para o STF
Por iG Último Segundo
30/09/2020 19:48:55Desembargador foi indicado por Jair Bolsonaro para ocupar a vaga do ministro Celso de Mello, que vai se aposentar no dia 13 de outubro
O ministro Luiz Fux , presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ficou insatisfeito com a indicação do desembargador Kassio Nunes feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a vaga de Celso de Mello . A informação da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo .
O decano da Corte se aposenta no dia 13 de outubro, quase três semanas antes do previsto. A data original era 1º de novembro, quando ele completa 75 anos e seria obrigado a deixar o cargo.
Fux ficou desapontado com o perfil do indicado e voltou a insistir na necessidade de uma nomeação mais técnica, de um juiz de carreira. Para o presidente do STF, a escolha ideal seria um dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo que o nome de preferência é o de Luis Salomão .
Na avaliação do ministro, a indicação de Nunes pode trazer desprestígio para a Corte. O motivo seria a falta de indicação de alguém com um currículo mais encorpado, sobretudo para substituir alguém respeitado como Celso de Mello.
Kassio Nunes fez carreira na advocacia. Em 2011, foi indicado em listra tríplice da OAB para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Foi nomeado pela então presidente Dilma Rousseff . Ele hoje é vice presidente do TRF-1.