salles
Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Para Alessandro Molon, Salles não tem as mínimas condições de permanecer como ministro


Deputados da oposição pediram, nesta terça-feira (29), no Plenário, o afastamento do ministro do Meio Ambiente , Ricardo Salles. Eles reagiram à revogação de resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) , na segunda-feira, que garantiam a preservação de áreas de restinga e manguezais, de entornos de reservatórios d'água e que disciplinavam licenciamento para projetos de irrigação.


Líderes da oposição também defenderam a votação de projetos de decreto legislativo para reverter as decisões do Conama.

O líder do PSB, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), lembrou que Ricardo Salles foi condenado por improbidade em primeira instância. "O ministro tenta a todo custo adiar o julgamento em segunda instância. Será que ele só será afastado quando não houver mais bioma a ser protegido no Brasil?", questionou. "Ministro do Meio Ambiente que não quer preservar, mas destruir, não tem as mínimas condições de permanecer como ministro”, concordou o deputado Bohn Gass (PT-RS).

A líder do PSOL, Sâmia Bomfim (Psol-SP), reclamou da nova composição do Conama. "O governo Bolsonaro reduziu o número de membros e a participação da sociedade civil." O deputado Ivan Valente (Psol-SP) defendeu a votação do PL 340/19, que muda novamente a estrutura do Conama para promover a participação da sociedade.

O deputado Paulão (PT-AL) teme que a revogação das resoluções do Conama provoque a morte de restingas e manguezais em seu estado e em outros estados do Nordeste. "Somos considerados o estado das águas. Espero que a bancada de Alagoas tenha altivez para colocar para fora esse ministro irresponsável."

Já o deputado Giovani Cherini (PL-RS) elogio o trabalho do ministro Salles. "A oposição defende o desenvolvimento, mas também não ser mexer no meio ambiente", observou. "Temos de promover desenvolvimento sustentável neste País. Não adianta querer produzir alimentos sem mexer na terra para plantar."

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) considera Ricardo Salles o melhor ministro do Meio Ambiente da história do País. "Ele vai combater o fogo no Pantanal , sobe nos aviões, acompanha o sofrimento daqueles que estão lá", defendeu. "O ministro está interessado, sim, nas nossas reservas, no meio ambiente, na preservação e na soberania do nosso país."

Bia Kicis acusou a antiga composição do Conama de aparelhamento de pessoas que não tem amor à Pátria. "Lembramos de Enéias Carneiro que dizia que o interesse dos estrangeiros não era pelo bem da Amazônia, mas, sim, pelos bens da nossa Amazônia." Ela lembrou de operação recente da Polícia Federal que combateu exploração ilegal de diamantes na Reserva Roosevelt, em Rondônia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!